segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O messias americano

















Há tempos escrevi em meu antigo blog (http://okcomputer.zip.net/arch2007-02-18_2007-02-24.html) sobre o excelentíssimo senhor presidente Barak Hussein Obama, na época ainda pré candidato, disputando a vaga com Hillary Clinton pelo partido Democrata.
Na época ele começava a chamar atenção, principalmente na blogosfera, tentando expor suas propostas, e a imagem de um negro tentando chegar ao poder.
Hoje a noite essa figura carismática e que traz consigo toda a responsabilidade de resolver os problemas dos EUA, como a crise economica, a guerra no iraque, a relação com Cuba, etc, assume o cargo mais poderoso do mundo, sendo visto pelos americanos, e pelo resto do mundo, em sua maioria, como o messias que trará a salvação para os povos.
Vale lembrar que alguém já fez isso há mais de dois mil anos atrás, mas enfim, o que acontece é que estão colocando muito "hype"(ainda usam essa gíria?) em cima do Obama. Não é pelo fato de ser o primeiro presidente negro, de origens africanas bem próximas, que vai garantir sua eficácia como presidente.
Bush deixou uma "bomba" nas mãos de Obama, e não estou falando só da guerra, mas de todo um caos que se formou nos EUA, e bateu aqui em nossa "terrinha". Segundo a revista Época desta semana, a equipe que ele está formando é a mesma que apoiou o presidente Clinton, ou seja, apesar do discurso de renovação, o time de Obama já conhecido, e pelo jeito, não farão nada de revolucionário, seja para os EUA, seja para o mundo.
Ou seja, é um discurso novo como embalagem de uma prática velha, e nós brasileiros sabemos muito bem disso, quando foi eleito pela primeira vez em nosso país, um metalúrgico nordestino, que dos carros de som dos sindicatos, pulou para o Planalto, e o que fez com toda sua ideologia?
Acho que não preciso responder...